terça-feira, 1 de abril de 2008

Água, um recurso cada vez mais cobiçado



Como todos nós sabemos a água é um recurso essencial à vida no Planeta Terra. Por este ser um recurso de reservas limitadas o seu uso racional é cada vez mais discutido, pois teme-se que este se torne um recurso escasso e degradado.

Nos dias que decorrem fala-se cada vez mais na seca que afecta os países menos desenvolvidos e com temperaturas mais elevadas. Países como a Somália, Afeganistão, Etiópia entre outros, são cada vez mais tidos em conta a nível de escassez de água, mas é necessário alertar a população mundial, pois este não é um problema local mas sim global, tendo em conta que cada vez mais a procura de água suplanta a oferta. Num futuro não muito distante todos nós poderemos sofrer as consequências de uma gestão desequilibrada dos recursos hídricos, pois esta irá provocar a escassez de água em grande parte do globo e a degradação dos mesmos recursos onde estes existirem.

Da água que existe na Terra, apenas 3% é água doce. Destes, 2,3% encontram-se nas calotes polares e somente 0,7% se distribui por lagos, rios, lençóis subterrâneos e atmosfera. É esta a escassa quantidade de água directamente disponível para o Homem.

Nos últimos 50 anos, a população mundial reduziu as reservas totais de água em cerca de 62,7%. Na América do Sul essa diminuição chega aos 73% e no continente africano aos 75%.
Esta diminuição das reservas de água devesse ao desenvolvimento de bombas de extracção de água muito potentes que conseguem extrair mais água do que a chuva é capaz de repor nos aquíferos.
Os danos da extracção desmedida podem ser já observados nas secas cada vez mais constantes e prolongadas, na erosão dos solos e na desertificação dos ecossistemas, que devastam diversos países.

A disponibilidade de água tornou-se cada vez mais um desafio. Segundo um estudo da ONU o consumo mundial, que rondava os 2 mil metros cúbicos per capita por ano em 1960, chegou aos 4,3 mil metros cúbicos nos anos 90 e continua num crescimento impetuoso. Para além de um aumento do consumo individual, em cada ano mais de 80 milhões de pessoas reclamam o seu direito aos recursos hídricos da Terra. Para agravar a situação sabe-se que, dos 3 000 milhões de habitantes que devem nascer nos próximos 50 anos, a sua quase totalidade nascerá em países que já sofrem de escassez de água.

Se os países carentes de recursos hídricos não estabelecerem medidas urgentes no sentido de estabilizar a população e melhorar a eficiência hídrica, a escassez de água em pouco tempo conseguirá matar milhões de pessoas em todo o mundo, devido não só à sede mas também à falta de alimentos.

Fonte:
Informação - http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=2195&iLingua=1
Imagem - http://www.greenpeace.org.br/amazonia/galeria/images/7.jpg

Luís Chora

2 comentários:

Anónimo disse...

achei muito interessante esta noticia por ter informação muito util e importante a ter em conta para o futuro do planeta.

Encontramos tambem dois sites que achamos interessante sobre a água, gostariamos de saber a vossa opinião.

http://br.geocities.com/sostancredao/ecokids_importancia.htm


-
http://www.cesama.com.br/direito_agua.php


João Martins 8ºC

Planeta Hídrico disse...

Antes demais obrigado pelo seu comentário João. Ainda bem que achou interessante esta postagem que publicámos no nosso blogue, porque de facto é cada vez mais importante sensibilizar a população para preservar a água, que em alguns pontos do Mundo já se encontra cobiçado.
O primeiro site que nos forneceu tem informações muito relevantes, uma vez que abrange quase todos os temas relacionados com o tema áfua. Em relação ao segundo site, nós não tinhámos conhecimento da Declaração Universal dos Direitos da Água. Foi-nos muito útil o fornecimento dessa informação
Obrigado pela sua visita e agredecemos o seu comentário.