terça-feira, 22 de abril de 2008



O ciclo da água em diferentes zonas climáticas do mundo, demonstrado com exemplos da Alemanha (esquerda) e da Namíbia (direita). Tendo em conta o seu volume ou massa (km3, m3), pelo que os seus valores são de difícil comparação.


Fig.1:ciclo da água


Neste pequeno esquema podemos fazer uma pequena comparação entre duas realidades completamente distintas, países mais secos, com maior dificuldade na obtenção de recursos hídricos (Namíbia), e por outro lado países mais ricos em recursos hídricos (Alemanha).
Ao observarmos as duas figuras deparamo-nos imediatamente com a diferença na cor da vegetação, ou seja, como já era de esperar e seguindo a lógica da natureza os países mais pobres em recursos hídricos irão ter uma vegetação mais seca e uma menor biodiversidade, afectando também a diversidade da agricultura.
Podemos também observar que a Alemanha possui recursos hídricos à superfície de maiores dimensões, o que facilita o acesso à água por parte do Homem e também ajuda no alargamento da diversidade da fauna e da flora, diminuindo os riscos de seca da região. A biodiversidade desempenha também um papel fundamental na quantidade de água existente á superfície mas também nos lençóis de água, pois será a biodiversidade a origem da evapotranspiração, que juntamente com a evaporação dá origem às nuvens que mais tarde irão precipitar e enriquecer os lençóis freáticos e a superfície de recursos hídricos efectuando a recarga dos mesmos.
Quanto à infiltração da água, a flora desempenha um papel fundamental, pois as suas raízes criam obstáculos à passagem da água à superfície o que facilita a sua infiltração e novamente o consequente enriquecimento dos lençóis freáticos, esta infiltração diminuirá a percentagem da escorrência superficial.
A última observação que podemos realizar é que a espessura do solo até atingir os lençóis freáticos é maior nas zonas mais secas, pois a Alemanha dispõe de lençóis freáticos mais próximos da superfície o que também facilita a extracção de água.

Luís Chora

4 comentários:

Anónimo disse...

http://www.corsan.com.br/sistemas/trat_agua.htm - tratamento da água

Comentário efectuado: Este é um site com informações importantes acerca de um sistema de tratamento de água (CORSAN): etapas com um texto bem estruturado e as respectivas imagens.


Raquel Fernandes, Nº15/8ºA

Anónimo disse...

http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=98&tpl=printerview – tratamento da água

Comentário efectuado: Este site tem muita informação, tem uma imagem muito elucidativa acerca dos processos de tratamento de água. Poderia ter mais imagens.


Raquel Fernandes, Nº15/8ºA

Planeta Hídrico disse...

Antes de mais obrigado pela sua visita (Daniel) ao nosso blogue.
Em relação ao primeiro site que nos solicitou, não conseguimos abri-lo, bem como o segundo site. O PDF que nos solicitou, de facto tem pouca informção, mas relevante. Todos os restantes sites fornecidos assumem alguma importância, no que respeita ao tema água. Do nosso ponto de vista, o melhor site que nos forneceu foi http://www.cunolatina.com.br/dicas.htm , uma vez que abrange diversos temas relacionados com o mesmo tema.
Mais uma vez obrigado por nos visitar... Aguardamos mais uma visita e mais comentários.

Planeta Hídrico disse...

Em resposta aos comentários deixados por Raquel, o nosso grupo não conseguiu aceder ao seguinte site: http://www.copasa.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23&sid=98&tpl=printerview. Talvez devido a um endereço incorrecto, ou então existiu uma modificação no endereço do site. Em relação ao outro site, conseguimos aceder e verificámos que tem alguma informação relevante.
Agradecemos a sua visita e aguardamos mais visitas, bem como mais comentarios.