A condutividade é uma medida da capacidade de conduzir a corrente eléctrica. A unidade da condutividade é µs/cm. Existem vários factores que influenciam a condutividade de uma água, entre os quais se destacam:
- O tipo de iões presentes na água e a concentração dos mesmos;
- A força iónica da água – medida existente no campo eléctrico devido aos iões presentes na água;
- Temperatura.
O factor temperatura interfere na mobilidade dos iões afectando, assim, a condutividade das soluções. A medição da condutividade serve para:
- Verificar a pureza de uma água destilada ou desionizada;
- Verificar variações nas concentrações das águas minerais;
- Calcular o teor em substâncias iónicas dissolvidas.
Normalmente quando se refere um valor de condutividade da água é à temperatura de 25 Cº, caso a temperatura de medição seja diferente é necessário efectuar a correcção do valor obtido, utilizando a seguinte expressão de cálculo:
C25ºC = CT x f
em que:
C25º C = condutividade a 25º C
CT = Condutividade à temperatura T
f = factor de correcção determinado a partir de tabelas existentes para o efeito.
A condutividade de uma água é determinada em águas destinadas para consumo humano. Nas águas residuais, a presença de matéria orgânica não provoca o aumento da condutividade. Para proceder à determinação da condutividade de uma água é necessária uma célula condutimétrica ligada a uma ponte de Wheatstone.
Quanto mais quente é uma água mais liberdade de movimento têm os iões, que são os condutores da corrente eléctrica. Por isso é de esperar que quanto mais elevada for a temperatura mais elevada será a condutividade da água.
Ana Martins e Nuno Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário