terça-feira, 15 de abril de 2008

Análises de Água - Condutividade

A condutividade é uma medida da capacidade de conduzir a corrente eléctrica. A unidade da condutividade é µs/cm. Existem vários factores que influenciam a condutividade de uma água, entre os quais se destacam:

  1. O tipo de iões presentes na água e a concentração dos mesmos;
  2. A força iónica da água – medida existente no campo eléctrico devido aos iões presentes na água;
  3. Temperatura.

O factor temperatura interfere na mobilidade dos iões afectando, assim, a condutividade das soluções. A medição da condutividade serve para:

  1. Verificar a pureza de uma água destilada ou desionizada;
  2. Verificar variações nas concentrações das águas minerais;
  3. Calcular o teor em substâncias iónicas dissolvidas.



Normalmente quando se refere um valor de condutividade da água é à temperatura de 25 Cº, caso a temperatura de medição seja diferente é necessário efectuar a correcção do valor obtido, utilizando a seguinte expressão de cálculo:
C25ºC = CT x f
em que:
C25º C = condutividade a 25º C
CT = Condutividade à temperatura T
f = factor de correcção determinado a partir de tabelas existentes para o efeito.

A condutividade de uma água é determinada em águas destinadas para consumo humano. Nas águas residuais, a presença de matéria orgânica não provoca o aumento da condutividade. Para proceder à determinação da condutividade de uma água é necessária uma célula condutimétrica ligada a uma ponte de Wheatstone.
Quanto mais quente é uma água mais liberdade de movimento têm os iões, que são os condutores da corrente eléctrica. Por isso é de esperar que quanto mais elevada for a temperatura mais elevada será a condutividade da água.

Ana Martins e Nuno Alves

Sem comentários: